Advertisements

Indie, o estilo influenciador da década

A música, sem dúvida,  é a maior influenciadora quando o assunto é moda. O rock, por sua vez, é o estilo que dita o que devemos usar.  Quer um exemplo? Observe os anos 50, 60, 70, 80, 90 e verá que a moda estava diretamente ligada ao que as bandas de rock usavam, seja punk,  poser, gótico ou grunge. Tenho minha opinião quanto à moda nos anos 2000. Passamos por uma década meio sem identidade.  Os rappers e cantores pop cumpriram seus papéis, mas sem deixar uma marca forte.

Na década de 80 uma moda surgiu despretensiosa com um estilo mais light e tinha como principal influenciador, bandas que lançavam discos por gravadoras independentes, diferente das grandes bandas de rock que pipocavam por todos os lados. Foi nesse período que bandas consagradas como The Smiths, New Order e The Jesus & Mary Chain surgiram e que influenciaram muito todos os movimentos alternativos que surgiram nos anos 90.

A moda Indie voltou aos poucos à evidência na última década com surgimento de bandas como The Killers, Franz Ferdinand e Strokes. No entanto, é neste momento que vivemos sua maior influência. Nas grandes metrópoles e até mesmo nas cidades menores, por todos os lados, podemos ver alguém influenciado pela moda que garante ser a marca registrada desta década.

Mas o que é necessário para ser considerado um Indie?  Em primeiro lugar, não ter o pensamento popular, o dito mainstream. Quer dizer, não curtir tanto do que todos curtem. Todo membro desse grupo tem um profundo conhecimento de músicas, bandas e filmes independentes. Além de ter o livro como seu melhor amigo.  Indies são cultos, gostam do que é bom, exclusivo e diferente.  Por isso não é tão difícil ver essas pessoas em cargos como designer, cineastas, escritores, produtores… De uma forma ou de outra, estão sempre ligados à arte.

        

Agora, se você ainda não tem todos esses ingredientes, mas mesmo assim se identifica com a moda, vale algumas dicas:

Camisa

Sabe aquele modelo mais sequinho que sempre falo por aqui? Branca, preta, cinza, marrom, vinho… Cores sóbrias e lisas. Se for optar por estampas, atente-se ao tamanho e tipo de estampa. Florais bem pequenos, bolinhas pequenas ou xadrez. As de mangas curtas são as mais comuns  podendo ser ou não abotoadas até o colarinho.

Calça/Short

Jeans é parte do look, sempre. No entanto, estamos vendo uma grande variação com relação às calças jeans para as chamadas Chinos (que, particularmente, prefiro). Cores são essenciais. Calças azuis, vermelhas, pretas, tons de marrom, mostarda e ferrugem são básicas para um guardarroupa indie. Apenas um detalhe: todas skinny!

Nunca se esqueça de ter shorts sempre à mão. Cortados e dobrados na barra, jeans ou de tecido, sempre uns 3 ou 4 dedos acima do joelho, para dar um ar mais mordeninho.

Sapatos

Tênis estilo Converse de cano alto ou baixo, nada de meias. Se for como eu, que não consegue calçar um tênis sem meias, use aquelas bem baixinhas, que não aparecem. As desert boots  e os clássicos brogues são muito bem aceitos, também.

Acessórios

Esse é o pulo do gato. É aqui que um Indie é identificado. Gravatas slim e borboleta, suspensórios, chapéus, relógios, tatuagens diferentes e bem coloridas – nada de caveiras ou tribais, essas são muito mainstream. Cordões são sempre bem vindos. Óculos, escuros ou de grau, precisam ser diferentes. Armações vintage, grandes ou estilos wayfarer são marcas registradas desse público. Uma observação: blazers e coletes são quase obrigatórios!

No Brasil, apesar de já termos uma loja TOP MAN em São Paulo, ainda não temos as grandes lojas como a Urban Outfitters, que são conhecidas por vestirem esse público. Porém a loja ASOS vende muito bem e o melhor, entrega também no Brasil. Vale dar uma olhadinha no que ela tem a oferecer e principalmente nas liquidações que sempre realiza.

E aí, curtiram?

Advertisements

Posted on 16/10/12, in consultoria and tagged , , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink. Leave a comment.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s