Advertisements

Qual o melhor estilo de sapato para…?

Quem nunca se perguntou qual seria o melhor sapato para um determinado evento? No universo masculino, essa dúvida pode ser tão comum quanto para a mulheres. A diferença é que elas sabem o que usar e quando usar, a dificuldade é apenas escolher dentre as inúmeras opções. Com os homens acontece o inverso. Muitos não sabem mesmo o que e como usar esses calçados.

Pensando nisso, resolvi fazer uma listinha dos calçados mais famosos e usados, e dar umas dicas de como e quando usá-los. Assim não há perigo de ir tomar um chopp com os amigos usando um brogue com bermuda de praia.  Dá só uma olhada:

Oxford

É, talvez, o mais tradicional de todos eles. Advogados e pessoas que trabalham de paletó e gravata, devem obrigatoriamente ter ao menos 2 no armário. São perfeitos para eventos sociais como casamentos ou festas mais requintadas.

Derby

Apesar de ser parecido com o Oxford, ele é bem menos formal. Ele possui uma língua e duas abas que são presas pelo cadarço. Ideal para o dia a dia dos escritórios.

Brogue

Sabe aqueles sapatos com desenhos feitos por furinhos? Esse é o famoso Brogue. Tradicional calçado escocês que ganha duas versões: uma mais formal, feito em couro e outra mais despojada, feito totalmente em camurça. O primeiro fica muito bem com alfaiataria. Quebra um pouco o tradicionalismo sem perder a classe. Já o segundo, sempre com um bom jeans.

Monk Strap

Neste modelo sai o cadarço e entra a fivela. O sapato tem uma cara mais séria, mas pode ser usado com um jeans escuro e uma camisa mais clara. Você estará pronto para qualquer reunião de trabalho, aniversário, cinema, teatro… Enfim, qualquer ocasião.

Loafers

Estão super na moda ultimamente. São slip on shoes, porém mais formais. Apensar de ser bem parecido com o Monkstrap, eles são mais alongados e com bicos que podem ser tanto mais como menos finos. Ficam ótimos com qualquer roupa (exceto shorts e bermudas). Uma calça jeans escura, camisa e blazer e PRONTO!

Desert Boot

Voltou com tudo nas últimas temporadas de moda. Não sou muito fã, já que não gosto muito de sapatos ou tênis de cano alto, mas são bem legais para criar um estilo mais moderninho. Segundo os fashionistas, a maneira mais correta de usá-los e com a barra da calça dobrada, para que assim o calçado fique completamente à mostra. Bom para um passeio com os amigos ou curtir uma noite bem morderninha na Rua Augusta, em São Paulo.

Mocassim

Esse é o coringa. O vestido preto dos calçados masculinos. Aquele que todo homem deve ter no armário. Pau para toda obra. Fica ótimo com tudo. Os mocassins podem ser usados para dar um charme aquele look jeans e camisa, por exemplo. São bem pareceidos com os loafers, mas menos formais. podem ser encontrados em couro ou camurça. Minha opinião, tenha os dois modelos e nas cores, preto, marrom e camelo. Certeza de nunca errar na hora de escolher o sapato para aquela ocasião.

Dockside

São aqueles sapatinhos baixinhos com um cadarço que dá impressão de circundar todo o calçado. São bem comuns em looks naivy. Ótimo para usar com bermuda e camiseta. Você cria um visual bem despojado e despretensioso. Vale ter um desses para o caso de querer estar bem arrumado sem querer chamar muito atenção durante um café à tarde com os amigos.

Yatch

Estão super em alta. São tênis de velejadores. Normalmente feitos em lona  e solado de borracha, com um cadarço na mesma cor do calçado. Muito comum nas marcas Redley e Vans. Uma bermuda com a barra dobradinha e uma camiseta legal e está pronto até para curtir uma baladinha mais descontraída.

Slip on

É a versão jovem e de lona dos mocassins. Com o solado de borracha e a frente arredondada, os Slip ons possuem apenas dois elásticos nas laterais para facilitar na hora de calçar. Combina com tudo, exceto alfaiatarias, ok?

E aí, curtiu as dicas?

Veja qual desses faz mais o estilo do evento que pretende ir e pronto! Agora há mais desculpa para cometer erros.

Advertisements

Posted on 05/07/12, in Footwear and tagged , , , , , , , , . Bookmark the permalink. 1 Comment.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s