Advertisements

Como se vestir para uma entrevista de emprego

Taí uma coisa que sempre me questionam. Já recebi vários emails falando sobre o assunto e, desta vez, resolvi dar algumas dicas aqui mesmo para esclarecer algumas dúvidas.

Quem nunca se viu olhando para o armário cheio de roupas e sem saber o que seria mais adequado para uma entrevista?  Pois é, a dúvida surge principalmente por não saber  como as pessoas que trabalham naquele lugar se vestem. Nesses casos, uma boa dica é  imaginar como seria o ambiente daquela empresa. Pense em como você se vestiria se trabalhasse lá. As regras em uma agência de publicidade são bem diferentes das aplicadas em um banco, por exemplo. Lembre-se dos seus empregos antigos e como costumava se vestir, as chances deste próximo ser bem parecido são grandes.

Porém se esse é seu primeiro emprego e você está desesperado porque quer causar uma boa impressão, preparei algumas dicas que podem ajudar bastante.

Administrativo/Advocacia

Existem empresas que não tem como inovar no visual. Bancos, escritório de advocacia e empresas ligadas à economia, em geral são muito formais com relação às roupas. Mesmo adotando Casual Friday, elas não saem do tradicional terno e gravata. Nesse caso, lembre-se sempre: terno mais escuro, camisa mais clara e a gravata discreta, podendo ser lisa ou com listras, mas nunca com estampas  “diferentes”.

Engenharia/Arquitetura

Essa talvez seja uma área que não se preocupe muito com o que as pessoas estão usando. É claro que você não vai aparecer na entrevista de bermuda e havaianas.  Um bom jeans, uma camisa discreta e um par de sapatos preto. Camisa para dentro e cinto preto  para encerrar o look e voilá. Está perfeito para causar uma boa impressão ao seu futuro chefe.

Jornalismo

Bom, sou jornalista e posso falar com propriedade: a menos que trabalhe como repórter para a TV, não existe regras.  Tudo depende da empresa, claro. Existem editoras que liberam até mesmo bermudas e chinelos. Porém, não apareçam assim numa entrevista. Você pode optar por jeans, slip on shoes ou tênis básico. Lembre-se bem antes de optar pelo inovador, a editoria a qual está se candidatando pode ser mais séria, então tente se adequar a ela.  Complete o figurino com uma pólo ou uma camisa discreta e pronto.

Publicidade/Design/Marketing

Essa é a galera inovadora. Aqui quanto mais diferente melhor. Se você já passou por alguma agência de publicidade, sabe como as coisas funcionam. No entanto, como estamos falando de entrevista para um vaga nessas agências, a ideia é causar uma boa impressão, certo? Então a ideia é ser você mesmo, mas sem exagerar. Se tem o cabelo grande, prenda-o. Se  tem muitas tatuagens, tente cobri-las com uma camisa de manga cumprida. Calça Jeans e um tênis mais diferente mostram que você é um profissional de respeito e acima de tudo criativo.

Gostaram das dicas?

Advertisements

Posted on 04/06/12, in consultoria, Estilo and tagged , , , , , , , , , . Bookmark the permalink. Leave a comment.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s