Advertisements

Como usar paletó/blazer

Há umas semanas, passando pela Avenida Paulista em pleno horário de almoço, reparei na quatidade de homens de paletó transitando pelas calçadas de um lado para o outro, apressados como todo bom paulistano. Uma coisa que me chamou atenção era que boa parte dos homens usavam o mesmo uniforme: calça, paletó e gravata.  No entanto, percebi o desleixo a falta de cuidado ao usar essas peças. Todos os que observei, em sua maioria, vestiam paletós três número acima do ideal e calças largas, isso sem contar com os sapatos ou as gravatas. Foi então que tive a ideia de explicar aqui, uma maneira, digamos, mais correta bonita de usar o paletó, o terno ou um blazer.

Antes de mais nada, quero dizer que um terno não é a mesma coisa que um paletó, assim como este não é a mesma coisa que um blazer. Apesar de serem constantemente confundidos um com o outro, eles têm lá suas diferenças.

Terno – como o próprio nome já diz, é um conjunto de três peças: a calça, o paletó e o colete, apesar deste último não ser mais tão usado.

Paletó – é o casaco do terno. Podendo ser usado separadamente, porém com muito cuidado.

Blazer –  é bem mais casual. Hoje, é possível encontrá-lo em diferentes tecidos, possibilitando criar vários looks, desde o mais tradicional até o mais moderno. Os blazers são, normalmente, um pouco mais curtos que o paletó, podendo chegar a ser quase do mesmo comprimento, porém nunca maior.

Bom, aí vem a pergunta que não quer calar: como usar um paletó/blazer de maneira que esteja sempre bem para diversas ocasiões?

Primeira dica: tente ajustar a roupa ao seu tamanho. Não há nada pior que uma calça flare calça muito larga acompanhada de um paletó e um gravata, para trabalhar. Hoje é possível encontrar modelos skinny ou slim fit que são mais justinho, em qualquer loja.

Para trabalhar:

A velha combinação calça, paletó e gravata contininua valendo. No entanto, aposte em camisas e gravatas de cores diferentes. Um terno cinza chumbo fica perfeito com uma camisa rosa clara, por exemplo. Aqui, opte por uma gravata slim. Ela alonga e deixa o visual mais moderno.

Se a sua empresa é adepta ao casual friday, então saiba que um paletó pode facilmente se transformar num blazer.  Tire a gravata, desabotoe um botão da camisa e… Voilá. Um Look totalmente despojado, sem deixar de ser elegante.

Para ir a um evento:

Aqui você pode inovar, usar sua criatividade.

Para os dias mais frios, que tal uma malha? Ao invés da tradicional combinação com a camisa e a gravata, substitua por um tricô de gola rolê, por exemplo. Fica casual e extremamente elegante.

Advertisements

Posted on 17/11/11, in How to... and tagged , , , , , , . Bookmark the permalink. 3 Comments.

  1. Muito boa a matéria!!! fico extremamente chocado, quando vejo os desleixo do uso do terno aqui no Brasil.

    • Acho que falta um pouco de instrução e, principalmente, interesse nesse assunto por parte das pessoas aqui no Brasil, Wanderley. Do contrário não veríamos o que vemos normalmente pelas ruas…

  2. Muito legal muito bom

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s