Advertisements

Como combinar as cores?

Taí uma dúvida que muitos têm na hora de comprar uma peça nova para o guardarroupa. Será que essa camiseta amarela combina com aquela calça?

Bom, uma maneira de entender como as combinações funcionam é saber a posição de cada uma delas. Para facilitar, dá uma olhada na tabelinha aí em baixo:


As cores próximas umas das outras são consideradas similares ou análogas (possuem a mesma cor básica), as que estão em lados opostos (uma de frente para outra) são chamadas de complementares, já as contrastantes são as que possuem três cores diferentes entre elas (azul e amarelo).

Como não andamos com uma paleta de cores dessas toda vez que vamos ao shopping, resolvi dar uma dica de algumas combinações que com certeza farão o maior sucesso.

Azul  e Vermelho/Amarelo

Para não sair na rua parecendo uma bandeira dos Estados Unidos, é importante saber que, ao combinar essas duas cores, uma obrigatoriamente deve ser mais escura que a outra. Além de dar mais harmonia ao look, evita que as cores briguem entre si. Um sweater ou uma camisa azul-marinho vai super bem com uma calça vermelha, assim como uma mostarda – sensação na última semana de moda de Nova York, combina muito com blazers, sweaters ou jaquetas azul-marinho.

Vermelho e verde

Cores opostas e que casam muito bem. Mas apesar de  proporcionar uma harmonia ótima ao look tente não usá-las em tons muito vibrantes. Uma boa pedida é brincar com tonalidades escuras e claras. Uma calça estilo alfaiataria verde escura, por exemplo, combina perfeitamente com um uma pólo vermelha ou rosa.  Assim como um short vermelho casa hiper bem com camisetas de tons verde pastel.

Vermelho e Amarelo

Por se tratarem de duas cores quentes e bem semelhantes, acaba sendo um pouco difícil a combinação. No entanto quando se limita o uso de uma delas o resultado acaba sendo bem harmonioso. Quando estiver nessa situação, sugiro que opte por detalhes. Uma calça mostarda com uma camisa vermelha e um sweater cinza por cima farão um tremendo sucesso.  Tons de ferrugem vão muito bem nessas ocasioões e não tornam o visual tão chamativo.

Advertisements

Posted on 20/04/11, in How to... and tagged , , , , . Bookmark the permalink. 1 Comment.

  1. Adorei o blog! Este post sobre as cores também ajuda a nós, mulheres, a combinar melhor as cores. Já favoritei aqui!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s